Vinho bom tem que ser caro?

27746790_1617691694990076_384425661_o

Não necessariamente. Em um país como o Brasil, em que o vinho é produto importado e, portanto, de alto preço, podemos cair no erro de acreditar que não vale a pena apostar em vinhos mais em conta.

Mas, quando nos deparamos com um lugar como a Espanha, ou outro país europeu em que o consumo de vinho é diário, aprendemos que existem, sim, ótimos rótulos a preços acessíveis. Hoje, quero apresentar um deles.

Vinho de qualidade por menos de 3 euros

 

Outra vez sou surpreendido por um vinho com um ótimo preço e qualidade invejável. Barón Del Celga, da D.O. Valdepeñas, é um reserva de 2011, varietal, feito da uva tempranillo, o que resulta em um vinho leve e com bastante corpo, de cor vermelho rubi quase atijolada.

No nariz, são perceptíveis frutas vermelhas, como morango e ameixa, além de figo e um toque leve de baunilha ao final.

Em boca, o vinho tem seus taninos controlados, não destoando ou tendo alguma falha gritante. O teor alcoólico é na medida ideal, sem qualquer desproporcionalidade, com sabor persistente e suave.

A denominação de origem de Valdepeñas tem se destacado muito, tanto dentro da Espanha quanto no mercado externo. Inclusive, é a região onde mais se produz vinho em toda a Espanha.

O preço é bastante convidativo: 2, 40 euros.

Um vinho para apreciar em qualquer momento, sendo uma ótima opção para aquele final de semana com os amigos.

A arte de encontrar vinhos bons e baratos

 

A bem da verdade, a produção de vinho tem tomado proporções nunca antes vistas, abrindo espaço para que bodegas não tão conhecidas entrem no mercado e ofereçam produtos de qualidade por um preço acessível.

Comprar vinhos de R$100 ou R$150 reais para consumo diário não é negócio para ninguém, e demonstra, muitas vezes, um desconhecimento do universo do vinho, já que existem bons rótulos por preços muito abaixo disso. E eles podem, sem medo, ser levados a jantares ou restaurantes para desfrutar de um jantar maravilhoso.

Todo enófilo ou apreciador de vinhos deve aprender a encontrar vinhos de qualidade a preço acessível, isso o torna um verdadeiro conhecedor, além de permitir compartilhar com os seus amigos ou parceiros de taça as aventuras e descobertas deste mundo engarrafado tão interessante e aconchegante.

Um brinde a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s