5 lugares para aprender sobre vinho

em

Você que é apaixonado por vinho e gosta de viajar, já pensou em aprender mais sobre essa bebida enquanto visita lugares fantásticos no Brasil e no mundo?

Se você anda buscando sugestões de lugares para aprender sobre vinho, acaba de encontrar! Preparamos uma lista 5 locais pelos quais você precisa passar para degustar a bebida e aprender sobre vinho. Confira abaixo.

imagemvinho1

1. Museo Provincial del Vino (Castillo de Peñafiel, Espanha)

IMG_20161224_122724

A visita ao Castillo de Peñafiel já vale a pena simplesmente para admirar a arquitetura dessa fortaleza medieval.  O fato de o castelo abrigar um museu sobre vinho é mais um atrativo. No site oficial da atração você verifica os horários de funcionamento (que variam dependendo da época do ano).

No museu, é possível conhecer os materiais usados para o cultivo desde tempos remotos atá a atualidade, experimentar os aromas de várias uvas, além de conhecer a um pouco da história do vinho.

Fora isso, Peñafiel encontra-se em uma das regiões produtoras mais consagradas da Espanha, a Ribera del Duero, o que significa que você terá a chance de visitar, também, diversas vinícolas espalhadas pela região.

Na própria Peñafiel, vá até a famosa Bodega Protos para adquirir algumas garrafas e admirar a maquinária usada para produzir o vinho. Vale visitar também a renomadíssima Vega Sicilia, que fica em Valbuena de Duero, a apenas 17 km de Peñafiel.

2. Caves de vinho do Porto (Vila Nova de Gaia, Portugal)

DSC02293.JPG

Vila Nova de Gaia é a cidade vizinha ao Porto, em Portugal. Também banhadas pelo Rio Douro (que na Espanha é chamado de Duero), essas são duas cidades de grande importância quando se trata do vinho português.

O famoso vinho do Porto era comercializado no Porto e por isso ganhou esse nome, mas sua produção e armazenamento eram feitas (ainda são) do outro lado da Ponte de D. Luiz I, em Vila Nova de Gaia.

Se for ao Porto, é indispensável adquirir uma entrada para conhecer as chamadas caves, que são os armazéns reponsáveis pela exportação desse produto à Inglaterra. Muitas das caves mais famosas têm nomes em inglês, como a Graham’s, a Churchill’s ou a Taylor’s.

As entradas às caves geralmente dão direito a degustação de dois tipos de vinho do Porto, além de visita ao local onde ficam os barris. Em muitas, há espetáculo de Fado e também a possibilidade de comprar garrafas.

3. Nappa Valley (Condado de Napa, Califórnia, EUA)

train-754871_960_720

Saindo da Europa, aterrissamos nos Estados Unidos. A Califórnia tornou-se referência no país quanto à produção de vinho, principalmente por sua boa oferta hidrográfica e clima montanhoso favorável.

Depois da Disney, o Vale de Napa é a atração mais visitada da região e, para dar conta das mais de 4 milhões de pessoas que passam por ali a cada ano, existe um transporte especial: o Napa Valley Wine Train.

Apesar de levar somente o nome de uma cidade (Napa), o vale conta com outros municípios produtores (como Santa Helena, Yontville e Rutherford), que merecem a visita. Fora que o caminho a ser precorrido é lindíssimo, dominado pelo verde das parreiras e pelos casarões de estilo colonial.

As vinícolas recebem visitantes interessados em degustar o vinho, realizar experiências gastronômicas e inclusive os que querem fechar negócios de vendas e exportação. No mapa interativo  do site oficial de turismo é possível conferir o que fazer em cada cidade do vale.

4. Roteiro do Vinho (São Roque – SP, Brasil)

SAM_1026

Para quem não tem alguma viagem internacional nos planos por enquanto, indicamos uma boa opção nacional de roteiro sobre vinho.

A cidade de São Roque, a 70 km de São Paulo, abriga diversas vinícolas conhecidas no Brasil, como a Góes e a Bella Aurora. Portanto, visitar São Roque é um excelente passeio no estilo bate e volta saindo da capital paulista.

Praticamente todas as vinícolas ficam em uma rodovia conhecida como Estrada do Vinho, assim, é possível percorrer o caminho e ir fazendo pequenas paradas para degustar um pouco em cada uma (mas lembre-se: se beber, não dirija!).

Ainda há opções de restaurantes e lojas de produtos artesanais, tanto na estrada, quanto na cidade. Todas as informações e horários de funcionamento podem ser conferidos no site oficial do Roteiro do Vinho de São Roque.

5. Rutas del Vino (várias cidade do Chile)

chile-970444_960_720

Para fechar a lista, vale conferir as rotas do vinho que existem no Chile.

O país, juntamente com a Argentina, produz os vinhos mais renomados da América do Sul. Muitos rótulos são, inclusives, premiados em competições internacionais (confira alguns deles aqui).

As principais rotas do vinho chileno são a do Aconcagua, a do Vale Central e a da Região Sul.

As vinícolas de cada região oferecem passeios variados, desde tour por suas instalações, até degustações e minicursos. Para saber o que dá para aprender sobre vinho quando for visitar o Chile, confira a lista completa de tours.

Malas prontas para viajar pelo mundo e voltar com muitos conhecimentos na bagagem? Aprender sobre vinhos em lugares como esses será, com certeza, uma experiência inesquecível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s