Enoturismo em Alcalá La Real, Espanha

A Espanha é um destino muito buscado para enoturismo, visto que os vinhos sãos produtos estrelas do país tanto para abastecer o mercado interno quanto para exportação.

Faz tempo que os donos de vinhedos e de adegas viram o potencial de receber turistas apaixonados por vinho e, com isso, decidiram abrir as portas de seus vinhedos ou de suas fábricas para os interessados em conhecer a cadeia de produção dessa bebida, aliando o turismo e a enologia.

32440737_1727160130709898_2006040432093429760_n

“Cata” (ou degustação) de vinhos em Alcalá La Real (sul da Espanha)

Isso fez com o que o enoturismo se massificasse nas regiões mais renomadas (como La Rioja ou La Mancha). Assim mesmo, ainda é possível encontrar na Espanha regiões produtoras em que dá para desfrutar de excelentes visitas e degustar os vinhos com toda a calma que eles merecem. Hoje, vamos contar a experiência de ter conhecido os Viñedos y Bodegas Marcelino Serrano, na província de Jaén (sul da Espanha).

A IGP Sierra Sur e os Vinos de la Tierra

A Marcelino Serrano é uma adega familiar localizada na cidade de Alcalá La Real, que, juntamento com outros municípios da província de Jaén, constituem uma região com Indicação Geográfica Protegida chamada de Sierra Sur de Jaén.

Na Espanha, a “denominação de origem protegida” (DOP) é o indicador oficial de que todo o processo de produção de um produto agrícola ou alimentício se dá em um mesmo âmbito geográfico. No caso do vinho, seria desde o plantio da uva até o engarrafamento.

Na “indicação geográfica protegida” (IGP), alguma fase pode acontecer fora da região (as uvas podem vir de outra zona, por exemplo, ou o engarrafamento pode ser feito em outra região). Em termos de qualidade, os mesmos parâmetros são aplicados para definir tanto DOP quanto IGP, mas as DOP acabam sendo mais reconhecidas pelas pessoas.

Os vinhos produzidos na IGP Sierra Sur de Jaén são conhecidos como Vinos de la Tierra. Além de Alcalá La Real, os outros municípios que compõem a Sierra Sur são: Alcaudete, Frailes, Martos, Castillo de Locubín, Fuensanta de Martos, Valdepeñas de Jaén e Los Villares.

Visita e degustação dos vinhos Marcelino Serrano

Para visitar os Viñedos y Bodegas Marcelino Serrano, é necessário contactar a atual responsável, Blanca. Ela é filha do homem que dá nome ao negócio e passou a comandar essa empreitada familiar depois de se formar enóloga pela Universidad de Córdoba.

Ao falar com Blanca, é possível combinar apenas a visita às instalações e ao vinhedo, ou combinar a visita + o “taller de cata de vino”, que se consiste em degustar alguns rótulos fabricados por eles e aprender a identificar as características básicas da bebida. A visita sem o taller costuma ser gratuita. Já com a degustação, ela cobra 15 euros de cada participante.

Por ser dona de um negócio familiar, ela organiza grupos pequenos, geralmente 4 a 10 pessoas, e, com isso, conversa de forma íntima com os visitantes. Chama muita atenção, também, a emoção que transmite em sua fala e a didática que possui para explicar cada processo. Quem já conhece o mundo do vinho sai da visita ainda mais apaixonado, e quem não sabe muito do tema, com certeza vai adquirir conhecimentos fundamentais.

Os rótulos que tivemos a chance de provar foram:

vinoblancoblancamaria

 

 

 

Blanco Joven – Blanca María

 

 

 

vinoblancofermentado

 

 

Blanco fermentado en barrica – Blanca María

 

 

vinorosadoblancamaria

 

 

Rosado – Blanca María

 

 

 

vinotintomarcelinoserrano

 

 

Tinto Roble – Marcelino Serrano

Mais informações

http://www.marcelinoserrano.com | (+34) 647 62 69 55 | Loja física: Avd Iberoamérica, 27, bajo (Alcalá La Real, Jaén, España)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s